domingo, 31 de julho de 2011

Depressao: "O choque de realidades"

De repente ele para. Para tudo que está fazendo e se põe a pensar:"O que estou fazendo da minha vida?"
Se ve pensando em tudo que já fez, em tudo que faz e naquilo que gostaria de fazer. Descobre que não é nada.
Sim, ele nao é nada.
Passou a vida todo trabalhando e estudando e agora no auge de seus 40 anos já pode ser considerado um nada. O mercado de trabalho já o vê assim: "NADA".
Não tem o emprego que gostaria, muito menos o salário que sonhou. Acorda todos os dias e vai trabalhar. Aguenta o chefe, cobranças, companheiros de trabalho...tudo. Volta para casa beija a filha menor, a esposa, toma banho. Conversa um pouco com todos, mas logo janta e deita. Tudo mecanicamente. Tem diplomas e mais diplomas. Cursos e mais cursos e ... pra quê?
O vizinho? Um coitado que só tem até a oitava série, mal sabe falar direito, um tipo rústico. Um tipo rústico que ganho R$2,500 apenas trabalhando com trator. Um serviço que nao tem chefe toda hora, um serviço que não exige muito estudo. Um serviço que ele se negou a fazer no momento em que pisou na faculdade de Direito. Tudo bem que decidiu fazer o curso já tarde, mas lutou pelo o que sempre quis ser: ADVOGADO. Nao consegue passar na prova da OAB. E mesmo que passasse, precisou de um diploma para ganhar um pouco melhor.O vizinho, nem sabe o que é faculdade e ganha bem.
Se  pegou pensando se realmente valeu a pena ter investido, valeu a pena as noites sem dormir para estudar só para ser chamado de "doutor". Mas era seu grande sonho. Ele correu atrás, mas agora....
Sua vida é uma monotomia. Puro arroz com feijao todo dia santo e todo santo dia. o unico tesouro que tem é a filha que o ama ele sendo ou nao um doutor. A filha que sempre o recebe com um largo sorriso no rosto. De repente se perguntou se aquela doce menininha de 10 anos continuaria recebendo ele assim.
A esposa já nao era a mesma de antes. Nao recebia ele com o mesmo calor nos lábios de quando eram mais jovens. O que o fazia ainda querer estar com ela? A filha. Nao! Filho nenhum segura casamento. O que se passa com dois adultos é muito complexo para que uma criança tenha todo esse poder de manter um relacionamento em pé.
Olhou ao redor. O escritorio que trabalhava estava cheio de cabeças aos telefones, atendendo clientes. Cada um tem o que merece. Cada um só colhe o que plantou. Ele plantou ?
Decidiu se levantar e ir embora para casa. Nem eram 15 horas...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário